Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

O cabelo está caindo e a testa ficando maior?

Atualizado: 30 de Mar de 2020

Será Alopecia Frontal Fibrosante?



Entre os vários tipos de queda de cabelo, existe a alopecia frontal fibrosante, uma doença que vem crescendo a cada ano, acometendo, como o próprio nome diz a parte frontal do couro cabeludo, sendo que com o tempo a testa vai aumentando.

A Alopécia Fibrosante Frontal não é uma condição muito rara, mas dentro das causas de queda de cabelo constitui menos de 1%, causando uma produção de fibrose, cicatriz após a queda do fio, o que a torna cada vez mais difícil de tratar com o avançar do tempo, sendo que quanto mais rápido o diagnóstico melhor o prognóstico da paciente. Essa condição afeta mais mulheres perto ou logo após a menopausa e faz uma inflamação seguida de queda dos fios de cabelo da área frontal, fazendo com que a testa da pessoa aumente com o passar dos meses/anos. Trata-se de um processo inflamatório, lento que destrói a raiz do cabelo.

Embora nos últimos anos cada vez mais jovens têm surgido no consultório com esse problema. No início desse ano foi publicado um estudo no British Journal of Dermatology, no qual se discute que talvez haja uma associação entre a doença e o uso de cosméticos faciais (incluindo o protetor solar). É uma doença que atinge também as sobrancelhas com frequência. Seria um efeito acumulativo de longo prazo? Mais estudos são necessários para se ter uma melhor conclusão, sabemos também que outros fatores estão associados a doença, como a questão hormonal (pós menopausa e diminuição de DHEA, que seria um hormônio "protetor").

Mas por enquanto fica o alerta para evitar passar maquiagem, ou protetor solar, ou outro cosmético invadindo a área do couro cabeludo.


#hair #cabelo #alopecia #frontalfibrosante

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo