Câncer de Pele

Atualizado: 10 de Jan de 2019

Assunto seríssimo que não pode ser negligenciado por ninguém, nem na prevenção, nem no momento que aparece alguma mancha ou pinta "estranha" em seu corpo.

Dada a importância do tema. Em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou uma campanha com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer de pele, criou-se então o movimento "Dezembro Laranja". Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados.

O câncer de pele é o tipo de doença mais incidente no Brasil, em especial aqui na região do Vale do Itajaí. Os sintomas apresentados pela doença são feridas que aumentam e não cicatrizam, 'sinais' com irregularidades de simetria, bordas e cores distintas e diâmetro maior que 6 mm, mas o principal fator de risco do câncer da pele é a exposição intensa ao sol, sem proteção solar. Existe também o fator genético, principalmente para melanoma (o mais temido).

Para a prevenção, principalmente no verão, além de usar o protetor solar é importante fazer uso de alguma proteção física, como chapéu, roupas que cubram boa parte do corpo ou com alto fator de proteção solar, inclusive quando tiver nublado. E ao sinal de qualquer alteração na pele, consultar um dermatologista, ele vai examinar, na consulta, essa alteração microscopicamente, pela dermatoscopia, sendo um conhecedor das características malignas, ele irá dizer se é necessário realizar uma biópsia, retirar o sinal em questão, ou, se ele não apresenta ser um câncer, e aí a retirada ou não passa a ser uma escolha do paciente, por questões estéticas.

Diagnosticado o câncer, seu tratamento varia conforme seu tipo, profundidade e tamanho, podendo ser uma cirurgia de retirada com dermatologista ou cirurgião plástico, quimioterapia, radioterapia, entre outros.

Dr. Felipe Chediek é médico dermatologista. CRM-SC 26050 RQE 16772

Você pode se interessar também em ler sobre:

#câncerdepele #câncer #dermatologia #pele #prevençãocâncer #checkupdermatologico #cuidadoscomapele #verão #dezembrolaranja