Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Cabelo: Mitos e verdades


É certo que o universo capilar é extenso e esconde muitos segredos. Em meio a dúvidas e incertezas as pessoas criam histórias para tentar explicar o que não tem certeza, e em parte dos casos se propagam e uma mentira contatada várias vezes vira uma falsa verdade, ou melhor, um mito. Neste post iremos esclarecer para você alguns desses assuntos que há muito tempo andam circulando por aí.

1- Dormir com o cabelo molhado faz mal VERDADE! Isso deixa o fio mais frágil, facilitando a quebra, um ambiente quente e úmido abre terreno para a proliferação de microrganismos. Isso pode causar aumento da oleosidade local, caspa e até queda.

2- Faz mal lavar os cabelos todos os dias MITO. Em alguns casos, isso é até recomendado, caso de quem tem cabelo oleoso, por exemplo. Além disso, uma lavagem bem feita, com o xampu adequado, diminui a ação de fungos e bactérias. Tudo depende da necessidade do cabelo de cada pessoa, e desde que você use produtos adequados, não há problema nisso.

3-Dormir de cabelo preso quebra os fios VERDADE. O elástico apertado, mais os movimentos que fazemos durante o sono, podem deixar a cabeleira quebradiça. Quem tem cabelo ondulado e longo e gosta de prendê-lo antes de ir para a cama pode fazer uma trança embutida, sem prender a ponta com elástico. Assim, evita-se danos e as ondas permanecem soltas ao acordar.

4-Grávidas não podem realizar procedimentos químicos VERDADE. Alisamentos e tinturas não são adequados nesse período. De acordo com um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), tratamentos químicos durante os três primeiros meses de gravidez aumentam em quase duas vezes o risco do bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida.

5 - Cortar todo mês as pontas do cabelo fortalece o fio MITO. Essa é quase que um tipo de simpatia, mas que não interfere em nada nesse sentido. O que normalmente acontece é de melhorar a estética, já que as pontas são a parte do cabelo que mais sofrem com agentes externos e, ao cortá-las, você soluciona isso e melhora a aparência, mas apenas isso.


6 - Escovar o cabelo quando está molhado faz mal VERDADE. Por estar inchado e úmido, o cabelo torna-se vulnerável aos danos, mesmo se escovados com pouca força. Uma alternativa é pentear os fios com os dedos ainda no banho, com o auxílio do condicionador.

7 – Aumentar o número de escovações fortalece o cabelo Falso. Ao contrário do que algumas pessoas dizem por aí, escovar o cabelo em excesso na verdade pode até ferir e machucar o couro cabeludo, além de danificar os fios. Esses utensílios precisam ser usados de maneira moderada, com bastante suavidade, mesmo em casos de desembaraçamento.

8 – A água do mar prejudica o cabelo? Verdade. Quem costuma ir à praia constantemente sabe que após o mergulho, o cabelo fica de certa forma bem ressecado. Isso acontece, pois a água marítima é rica em cloreto de sódio, substância que realiza a abertura das cutículas, trazendo muito mais porosidade ao fio. O cabelo perde líquido e consequentemente fica mais seco. Por isso, após chegar em casa, é sempre importante tomar uma ducha de água “doce”, além de hidratar o cabelo para que esse acúmulo de sal possa se desvencilhar dos fios. Essa dica é válida principalmente para quem possui cabelos tingidos.

9 – Gestação deixa os cabelos mais bonitos? Verdade. Durante a gestação o corpo feminino passa por um processo de várias transformações e alterações hormonais, e essas alterações também afetam positivamente os fios, proporcionando um crescimento e uma certa diminuição da queda.

10 – Cortar o cabelo na lua cheia acelera o seu crescimento? Falso. Essa é uma das histórias mais antigas que existem sobre o cabelo e que não tem nenhuma veracidade.

#mitoseverdades #cabelo #hair #tricologia #terapiacapilar


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo