Cabelo: Oleosidade

Quem tem o cabelo oleoso sofre com o excesso de oleosidade no couro cabeludo. Essa característica pode causar problemas, como a caspa, também chamada de dermatite seborreica ou seborréia.

Para evitar essa situação, é importante adotar uma rotina específica de cuidados com o cabelo. Se você já percebeu que seus cabelos ficam mais pesados, oleosos e seu couro cabeludo apresenta descamação, coceira ou mesmo inflamação, você pode estar diante da dermatite seborreica. Para cada fio de cabelo temos, em anexo, uma glândula sebácea, que produz o sebo e secreta na superfície do couro. Um pouco de oleosidade é importante, pois tem o seu papel e função, como hidratação e proteção contra micro-organismos. O problema é o excesso da produção. Estudos mostram a importância de fatores hormonais no aparecimento e manutenção da dermatite seborreica, porém, há outros agravantes que são sempre salientados como o estresse, má alimentação, banhos quentes e a presença de fungos no local. Para verificar qual o motivo maior da dermatite seborreica, nada melhor do que um bom diagnóstico, elaborado através de uma história médica bem feita e de um exame físico minucioso. Os tratamentos variam e costumam envolver o uso de xampus anti-oleosidade, anticaspa ou antifúngicos, dependendo do diagnóstico, loções para o controle da coceira, das caspas e da inflamação ou até mesmo medicações de uso oral que venham a controlar a oleosidade. Hoje há terapias capilares ótimas também. É importante tentar diminuir o estresse com atividades que tragam relaxamento, visto que o estresse está quase sempre associado com o aumento dos quadros. Outro fator essencial é a mudança na alimentação, que implica principalmente em diminuir o consumo de gorduras, frituras e carboidratos que agem promovendo aumento da oleosidade e do processo inflamatório localizado.