Mais um tipo de queda de cabelo : Alopecia Areata

Você já ouviu falar da alopecia areata? Veja a imagem:

É um tipo relativamente comum de queda de cabelo, que pode se manifestar de diferentes formas e graus. Boa partes dos pacientes apresentam queda dos fios de forma localizada, mas uma porcentagem menor pode ter acometimento de várias partes do couro cabeludo ou até mesmo queda total, o que acarreta um significativo impacto psicoemocional.

Nos últimos anos temos percebido um aumento no número de casos. Sabe-se que a areata tem uma relação com a autoimunidade, ou seja, o próprio organismo ataca ele mesmo gerando queda. É sempre bom investigar se a pessoa não tem alguma outra doença autoimune, como hipotiroidismo, que costuma ser mais frequente em quem tem areata.

Outro ponto muito importante da causa é a questão emocional, muitos quadros se iniciam após algum período maior de estresse e aí, uma vez com queda, o emocional tende a se agravar.

Os cuidados com imunomodulação ou imunossupressão estão na base dos tratamentos da alopecia areata, mas o trabalho conjunto com profissionais da área de psicologia ou psiquiatria quando o paciente tem como causa, ou consequência da areata, um comprometimento na sua qualidade de vida e desenvolve ansiedade ou depressão em virtude do problema é imprescindível.

Esse é mais um exemplo de que a queda de cabelo não é uma doença por si só que deva ser tratada localmente, com produtos para queda, shampoo para queda, como vemos vários anúncios por aí. Mas sim ela é um sintoma de alguma doença do organismo ou ligada a fatores emocionais, e essas sim precisam ser tratadas com muito cuidado e atenção, por profissionais médicos especializados.

Dr. Felipe Chediek. CRM-SC 26050 RQE 16772.