Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Sabe aquela frase: "Você é o que você come?" Seu cabelo também é o que você come

Atualizado: 20 de Ago de 2019

Várias vitaminas e sais minerais são essenciais para a saúde capilar. Então, que tal umas dicas de receitas que sejam fitness e ao mesmo tempo saudáveis aos seus cabelos? Eu selecionei algumas dessas vitaminas e sais minerais e a nutricionista Mariana Grassi compôs receitas Fitness e deliciosas para o Verão.




B12


A vitamina B12 faz parte do importantíssimo complexo B. Suas funções são bastante variadas, tendo um papel crucial na formação e no reparo das células, como os glóbulos vermelhos. A vitamina B12 se insere nesse processo ao beneficiar a formação do DNA durante a divisão celular. Ela também auxilia na proteção do sistema nervoso, preservando as funções de memória, de concentração e de raciocínio de modo mais eficaz. Contribui para a fertilidade masculina entre outros benefícios. Como as células do cabelo estão sempre em constante divisão celular a B12 encoraja a renovação dessas células.

A deficiência ocorre em virtude de uma dieta privada de alimentos com essa vitamina, sendo mais frequente nos vegetarianos, uma vez que as fontes de vitamina B12 são sobretudo de origem animal. A falta pode ocasionar anemia, levando a fraqueza e fadiga. Além disso, os efeitos sobre o sistema nervoso podem ser percebidos através da memória fraca e do raciocínio lento.

Como sugestão de fonte de B12 a nutri Mari Grassi sugeriu uma deliciosa Tapioca de atum com queijo coalho. Nessa receita foram utilizadas

Tapioca:

2 col, de sopa de goma de tapioca, bem fácil, é só colocar em uma frigideira anti-aderente em formato de circulo e deixar ela formar essa casquinha fina.


Recheio:

1/2 lata de atum em óleo com 1 fatia de queijo coalho.

O recheio pode ser colocado em cima dela na frigideira, para esquentar e derreter o queijo, ou após a tapioca pronta, se você preferir comer frio.





Vitamina D


A Vitamina D é obtida através da ingestão de alguns alimentos como fígado de boi, atum, gema do ovo e cogumelos. Mas a principal fonte é pela exposição ao sol. Aqui é importante salientar sobre os cuidados com o excesso de sol, não é necessário ficar "torrando no sol" para alcançar a produção diária necessária, mas uma exposição "consciente". Normalmente aconselhamos de três a quarto dias na semana uma exposição de cerca de quinze minutos, sem protetor solar, principalmente no período entre 10hrs e 14hrs, que é a faixa de sol em que mais produzimos vitamina D.

Suas principais funções incluem auxiliar na absorção do cálcio e fósforo, responsáveis por participar no correto crescimento e dos ossos. Ela ainda ajuda no combate a pressão arterial, controla o peso, afasta o risco de cânceres, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa. A vitamina D atua eficazmente junto ao sistema imunológico permitindo que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados. É importante também para o ciclo capilar, por isso a Nutricionista @nutrimarianagrassi sugeriu essa receita de

Omelete de Shitake

Nela foram usados 2 ovos batidos feitos como omelete em azeite de oliva extravirgem. Para o recheio refogue cebola em azeite, depois acrescente o shitake desidratado e refogue acrescentando um pouquinho de água até ele ficar no ponto e tempere com salsinha e cebolinha e uma pitada de sal.





Selênio


O selênio é um mineral antioxidante fundamental para mantermos nossa saúde, energia física e mental em dia. Mesmo sendo encontrado em muitos alimentos, a quantidade do mineral tem diminuído nos últimos anos.

Ele exerce um papel fundamental no sistema imunológico, auxilia a produção de hormônio da tireoide, previne dano celular dos radicais livres. A perda de cabelo é um dos sinais da deficiência de selênio, além de enfraquecimento do mesmo e inibição da capacidade de crescimento. Em casos mais graves, os pelos do corpo também podem ser comprometidos.

Os alimentos ricos em selênio são: castanha do Pará, clara de ovo, grãos integrais, carnes e peixes. Por isso a nutri Mari Grassi elaborou essa receita de

Bolinho de castanha do para com cacau, super fácil de fazer.

Misture 2 ovos + 1 col. de cacau + 1 col. de castanha do Pará picada + 1 col. farinha de coco + 1 col. rasa de café de fermento. Misturar bem e levar ao microondas por 2,5 minutos.




Ferro


O ferro é um dos nutrientes mais completos e mais benéficos para o corpo humano, sendo de extrema importância para o transporte de oxigênio no sangue. É um elemento fundamental para manter a saúde dos folículos e o crescimento normal dos fios. É importante que a reserva de ferro no organismo esteja sempre equilibrada. Mas, infelizmente, algumas pessoas não ingerem ou absorvem bem o ferro. Em alguns casos específicos, como mulheres com período menstrual prolongado ou em muita quantidade, perdem ferro mais do que o normal, podendo ficar anêmicas, a qual pode levar a queda de cabelo. O ferro beneficia a circulação de oxigênio que vai para todas as células, inclusive as responsáveis pelo couro cabeludo onde ocorre o crescimento do cabelo. Quer uma dica para ingerir ferro? A nutri Mari Grassi sugere esse Bowl nutritivo e saboroso com morangos, castanha de caju, uvas passas, damasco, depois jogue por cima aveia e um fio de melaço de cana.





Zinco


O zinco é um mineral muito importante para a manutenção da saúde, contribuindo para um cabelo mais macio e brilhante, além de combater a queda, auxilia na absorção da vitamina A, estimula a função da tireóide, protege o sistema nervoso e o corpo das infecções porque atua no sistema imune. Suas principais fontes são os alimentos de origem animal como ostra, camarão, e as carnes de vaca, frango, peixe e fígado.

Uma alimentação saudável garante as necessidades diárias de zinco e por isso é aconselhado consumir regularmente carnes, legumes e cereais. No entanto, em caso de carência deste mineral pode ser indicada a suplementação por um período de tempo indicado pelo médico.

A carência de zinco pode levar ao surgimento de sintomas como demora na cicatrização das feridas, unhas fracas, quebradiças ou esbranquiçadas, além de cabelos secos e com queda.

A sugestão da Mari para o zinco é uma

Crepioca de Espinafre com linhaça.

Na crepioca misture 2 col. de goma para tapioca com 1 ovo e 1 col. de chá de linhaça em um prato, após coloque na frigideira anti-aderente.

O espinafre pode ser batido em processador e adicionado na massa ou colocado picado, como recheio.

No recheio você pode variar com queijo coalho, tomate e cebola picados, carne magra ou peito de frango picados.


Gostou? Leia mais sobre nutrição capilar aqui no Blog. A beleza da nossa pele, nosso cabelo e nossas unhas vêm muito da saúde do nosso organismo. Falo mais sobre isso em outros posts.

Agendamento de consultas em (47) 3361-9173 ou whats (47) 99964-8058



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo