Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Os tratamentos para queda de cabelo

Já tratamos desse assunto em outros artigos, mas dessa vez gostaria de esmiuçar de uma forma diferente. Nós, brasileiros, somos um povo que hoje representa a miscigenação de diferentes etnias. Essa confluência de pessoas de várias origens acarreta em uma variabilidade genética que resulta em indivíduos de diferentes cores, morfologias, tipos de cabelos entre outras características. A medicina, cada vez mais, ou pelo menos deveria, caminha no sentido de avaliar e tratar o indivíduo e não o coletivo. O que quero dizer com isso é, por exemplo, se pegarmos o exemplo do cabelo, é sabido que todos tem um ciclo de vida que nasce, cresce e morre, o tempo de crescimento de uma pessoa não é necessariamente igual a de seus vizinhos.

Quando falamos de queda de cabelo, existe uma média que a população apresenta diária, que gira em torno de 100 fios por dia, mas isso não quer dizer que deve sair essa quantidade do seu couro cabeludo, já que alguns saem mais e outros menos. Então se cada indivíduo é diferente, porque tratar de forma igual? Sim, isso acontece com frequência. Recebo em meu consultório toda semana alguém que esta usando um composto fabricado pela indústria farmacêutica com diversos nutrientes (os famosos polivitamínicos) que fazem uma feroz propaganda prometendo cessar a queda de cabelo, são como uma "receita de bolo". Ou pessoas que compraram pacotes de "Calvície" ou "Queda de cabelo" em clínicas de diversos tipos, com um número definido de sessões de procedimentos, como mmp, intradermo pressurizada, intradermoterapia, entre outros, sem nem mesmo ter passado por médico para diagnosticar a causa da sua queda de cabelo. Não se surpreenda se não obtiver melhora.


Cada pessoa é diferente, não dá para receitar a mesma coisa para todo mundo que tem queixa de queda de cabelo, porque os motivos podem ser diferentes e cada indivíduo responde diferente do outro, quanto mais cedo entendermos isso mais certeiros seremos no tratamento dos nossos pacientes.

As causas são e o tratamento deve ser individualizado conforme investigação prévia.


#quedadecabelo #hair #cabelo #polivitaminico

394 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo