Por que meus cabelos caem?

Atualizado: 20 de Ago de 2019

Vamos entender?

A perda dos cabelos é um problema comum e que atinge milhões de pessoas. Sabe-se que existe uma quantidade normal de queda diária que gira em torno de 100 fios por dia, porque ao chegar no final do seu ciclo de vida o cabelo cai. Esse ciclo pode durar de 4 a 6 anos em média e determina o comprimento de cabelo de cada indivíduo. No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema de saúde mais grave.

Existem inúmeras causas de queda, como problemas na tireóide (órgão endócrino que regula os níveis de hormônio no organismo), eflúvio telógeno (apresenta quedas excessiva de cabelos), infecções no couro cabeludo (a exemplo de micoses) e outras doenças da pele (como lúpus, psoríase e líquen plano). Medicamentos também podem causar o problema, além do estresse emocional.

Já a causa mais comum é a calvície, a qual está relacionada com a hereditariedade. Tanto homens quanto mulheres podem herdar este problema de seus antecessores. Isso acontece porque os hormônios sexuais causam uma miniaturização dos fios de cabelo, levando a uma rarefação do couro cabeludo. Este problema, bem mais comum em homens, começa geralmente na puberdade e se agrava conforme os anos passam.

Você não é igual a nenhuma outra pessoa. Frequentemente ouço pacientes dizendo que vem tentando usar os medicamentos de conhecidos (amigos, parentes) para se tratar. Às vezes, pode até ter algum benefício, mas também tem riscos, pois nem sempre o que é bom para um conhecido é bom para você. Logo, você deve procurar um médico antes de usar qualquer produto. O tratamento da queda, portanto, deve ser individualizado.

O tratamento vai depender da causa e deve ser abordado sob todos os aspectos que o influenciam, direcionado, é claro, ao que a originou, mas sem esquecer seus agravantes. Não adianta apenas estimular folículos com as técnicas que oferecem, como pentes de laser, capacete de laser, microagulhamento capilar, intradermoterapia com fatores de crescimento, entre outros. Estes podem ser tratamentos complementares importantes, mas dependendo da causa da queda e do quadro clínico do paciente. Quem sofre ou já sofreu com a queda de cabelos sabe que isso pode ser um grande drama na vida de homens e mulheres, não deixe de procurar um profissional adequado para ajudá-lo a resolver esse problema.

Outros posts que podem lhe interessar:

#quedacapilar #quedadecabelo #hairloss #tricologia #hair