Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Quais exames diagnosticam a queda capilar?

É só o cabelo caindo? Não, a queda de cabelo tem sempre uma causa. É só usar um shampoo ou produto que deixe ele mais forte para parar de cair e voltar a crescer? Não, se não eliminar a causa isso não vai acontecer.




Existem diversos exames que podem auxiliar o médico para se chegar a um correto diagnóstico de seu problema capilar, mas de nada adiantam se o mesmo não souber ler os resultados de forma adequada. A indicação do exame também deve ser precisa, alguns casos vão necessitar de uma biópsia de pele do couro cabeludo, um exame mais invasivo que remove um fragmento de pele do local afetado e é enviado para análise de um patologista no microscópio. Fora a biópsia, destinada a casos especiais, ainda contamos com o tricograma (exame em que uma amostra de cabelos é obtida a partir do couro cabeludo para quantificar a proporção de cabelos em fase de crescimento e em queda), a tricoscopia (na qual, através de um microscópio digital, avaliamos minuciosamente o couro cabeludo com um campo de ampliação de 50x), exames laboratorias de sangue, entre outros.

Exames de sangue e exames de imagem ajudam a incluir e a excluir possíveis causas e, com isso, permitem chegar ao diagnóstico. São, muitas vezes, essenciais, mas não mandatórios.


#cabelo#hair#transplantecapilar#tratamentocapilar#cuidadoscomocabelo#doençascourocabeludo#calvicie#quedadecabelo#medico

351 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo