Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Queda ou doença no couro cabeludo

Dr. vou na consulta capilar, vou precisar fazer exames? Muito se ouve falar de tricoscopia e tricograma, mas hoje quero falar de exames laboratoriais, sabe por quê?



Porque a saúde do seu cabelo, muito fala da saúde do seu organismo. Eu já falei em outros artigos, que a queda de cabelo, por ex., pode ser causada por uma deficiência nutricional ou por outros problemas na saúde do paciente. Por isso, mais importante do que saber o tamanho da queda, a quantidade de cabelo que cai por dia, é saber a causa da queda. E para as doenças no couro cabeludo, também os exames laboratoriais podem ser importantes complementos.

Há pessoas que acham que exame de sangue é tudo igual, que basta um "check-up". A avaliação capilar é diferente, muitos dos exames de sangue que solicitamos estão sim nos exames gerais, mas para uma completa avaliação da saúde dos cabelos costumamos solicitar outros que fogem ao padrão. Outro fator importante é entender que se o seu exame esta "dentro da normalidade", ou seja, do valor de referência não significa necessariamente esteja normal para a saúde capilar. Os valores de referência para cabelo mudam.

O paciente deve dar ao exame o valor complementar que ele tem ao quadro clínico. Exames complementares são chamados assim porque complementam, mas não necessariamente são mais importantes do que o paciente que trás uma queixa ao médico. É através da queixa do paciente que o médico consegue direcionar o caminho que irá leva-lo ao diagnóstico, inclusive, pedindo os exames certos para ajuda-lo da melhor maneira possível. Seja um exame de sangue, um tricograma ou mesmo uma biópsia de pele.

O tricrograma e a biópsia de pele, no caso no couro cabeludo, não são exames de rotina na prática tricológica, eles deverão ser realizados apenas caso o médico tenha dúvidas em relação ao diagnóstico proposto. Na maioria dos casos, com a tricoscopia (já explicada em outro post) e com os exames de sangue, já é possível diagnosticar.


#quedadecabelo #tricograma #tricoscopia #tricologia #tricologista #examesquedadecabelo #doençascourocabeludo

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo