Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Suavização e prevenção de rugas

O que a toxina botulínica, mais conhecida como "Botox" faz realmente pelas rugas? Qual sua diferença para o preenchimento?



A toxina botulínica, conhecida de todos por “botox”, é uma proteína produzida por bactérias em laboratório que, ao ser aplicada no músculo através de injeção, provoca diminuição da ação muscular, relaxando a musculatura e levando a uma suavização das rugas da face, ⚜️Tanto para MULHERES quanto para HOMENS.⚜️. Ela não "preenche as rugas", como muitos acham, apenas evita a contração muscular fazendo com que as rugas dinâmicas não apareçam (aquelas rugas que se formam pelas expressões que fazemos ao sorrir, ao franzir testa...), assim previne a formação de novas rugas. Já, as rugas estáticas, aquelas que aparecem mesmo quando não estamos fazendo nenhuma expressão, o botox ajuda a suavizá-las, mas não eliminar. Para elas podem ser utilizados outros tios de procedimentos como preenchedores, o laser de co2, o microagulhamento, entre outros.


Feito o procedimento o efeito começa a a parecer nos primeiros dias e, após 14 dias, é feita uma nova visita ao médico para reavaliação e possível reforço. Já a duração do efeito é de 3 a 6 meses.

A qualificação do profissional é de suma importância para que saiba conduzir possíveis efeitos colaterais e/ou complicações do procedimento 👩‍⚕️👨‍⚕️. No Brasil não há uma regulamentação clara sobre quais profissionais são habilitados para fazer este procedimento. Os conselhos de cada classe se posicionam e definem se autorizam ou não seus profissionais a realizarem, e processos na justiça estão em andamento para definirem quais autorizações são válidas, por isso, por enquanto, o conselho que posso dar como médico dermatologista, é que antes de realizar o procedimento o paciente pesquise sobre a formação do profissional, a experiência dele com o procedimento e se atualmente ele é autorizado a realizá-lo.


Também preste atenção na marca do produto que será utilizado, se tem registro na ANVISA. Se o frasco estiver aberto peça para ler a data de abertura. A diluição do produto é outro fator que explica as ofertas variadas de preços que existem no mercado.


Saiba que os médicos são proibidos, pelo Conselho Federal de Medicina, de publicar resultados de procedimentos, divulgar fotos de "antes e depois", mesmo que com a autorização do paciente, por isso comece sua relação de confiança com o profissional vendo a ética com que ele realiza seu trabalho.


#botox #toxinabotulinica #rugas #prevençãoderugas #rejuvenescimento #pele #dermatologia

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo