Buscar
  • Dr. Felipe Chediek

Transplante Capilar

Entenda o básico: O que é, como funciona, quais a técnicas mais modernas...





A calvície é uma das principais causas de queda de cabelo, o que incomoda muitas pessoas, tanto homens como mulheres. Dependo da causa e da área acometida hoje em dia há tratamentos clínicos que visam recuperar o crescimento dos fios. Mas, em casos mais avançados em que o paciente não se beneficia muito do tratamento clínico, uma alternativa que evoluiu muito nos últimos anos, na medicina, é o transplante capilar.

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo preencher a área sem cabelo com cabelo da própria pessoa, não é mais aquela cirurgia, conhecida por muitos, que implantava tufos de cabelo no mesmo folículo, dando um aspecto artificial. Atualmente, nesta cirurgia são retirados folículos de uma área doadora da própria pessoa que vai receber esses folículos na área acometida, e, assim ter seu próprio cabelo crescendo novamente. Geralmente é um procedimento indicado em casos de calvície (masculina ou feminina), mas também pode ser feito em casos de falhas na barba, sobrancelha e perda de cabelo por acidentes. Na realização da cirurgia, normalmente é feita uma anestesia local e sedação. É importante saber que uma vez o fio implantado, ele não cai mais. O cabelo novo do paciente irá crescer normalmente, portanto é muito difícil de perceberem que ele realizou transplante capilar. Após a cirurgia é possível usar o cabelo no comprimento e com o corte que desejar.

A técnica mais atual realizada é a FUE (Extração de Unidade Folicular), na qual ocorre a remoção dos folículos um a um e implante também um a um diretamente no couro cabeludo, sem deixar uma cicatriz na área doadora, como ocorria com a técnica FUT. A técnica FUE também pode ser realizada por um robô operado por um profissional experiente, o que torna o procedimento mais efetivo, com maior aproveitamento de unidades foliculares, além de uma recuperação mais rápida e sem cicatrizes. O sistema robotizado para implantes capilares desenvolvido nos Estados Unidos, o ARTAS foi aprovado pela Agência Norte-Americana do Medicamento (FDA). O ARTAS® utiliza um braço robotizado e imagens 3D para extrair os folículos capilares (cabelos da sua nuca). Recorrendo a algoritmos inteligentes, o ARTAS® identifica os folículos de melhor qualidade para serem transplantados. O sistema de imagem guiada permite que o processo seja extremamente preciso. A tecnologia ARTAS®permite um resultado final permanente e com aspeto mais natural.

Uma informação muito importante, que todos deveriam saber, mas infelizmente muitas vezes somos confundidos por publicações enganosas : a indicação e a execução de cirurgias devem ser feitas por médicos, de acordo com o art. 4 da Lei 12.842/13, conhecida como Ato Médico, é atividade privativa do médico "II - indicação e execução da intervenção cirúrgica e prescrição dos cuidados médicos pré e pós-operatórios;"

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo